Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Felicidade, bem-estar subjetivo e comportamento acadêmico de estudantes universitários

2006; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722006000300009

ISSN

1807-0329

Autores

José Augusto Dela Coleta, Marí­lia Ferreira Dela Coleta,

Tópico(s)

Resilience and Mental Health

Resumo

Este estudo teve como objetivo determinar índices de felicidade e bem-estar e sua relação com o comportamento acadêmico, em uma amostra de 252 estudantes universitários dos últimos períodos de diversos cursos e diferentes instituições de educação superior. Os sujeitos foram solicitados a responder a um questionário composto de perguntas sobre dados biográficos e escalas sobre o sentimento de felicidade, satisfação e bem-estar subjetivo, avaliações de vários aspectos de suas vidas, de sua universidade, de sua formação e comportamento acadêmico. Os resultados mostraram que estes estudantes avaliam sua satisfação, bem-estar e felicidade de modo bastante positivo. De modo geral eles estão satisfeitos com a faculdade e com o próprio rendimento acadêmico, embora se preocupem um pouco com a garantia de sucesso profissional que a formação recebida lhes possa oferecer. A principal hipótese foi confirmada ao se encontrar coeficiente de correlação múltipla significativo entre as medidas de bem-estar subjetivo e o comportamento acadêmico-universitário.

Referência(s)