
<![CDATA[<B>Canudos como cidade iletrada</B>: <B>Euclides da Cunha na <I>urbs</I> monstruosa</B>]]>
1997; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 40; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0034-77011997000100006
ISSN1678-9857
AutoresRuth Jasmina Del Cid-Alvarado,
Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoEuclides da Cunha interpretou o conflito de Canudos (1896-7) a partir de fontes orais, para afirmar o caráter sebastianista e messiânico do movimento. Baseou-se em poemas populares e em profecias apocalípticas, que atribuiu a Antônio Conselheiro, para criar, em Os sertões (1902), um retrato sombrio do líder da comunidade. Os sermões do Conselheiro, recolhidos em dois volumes manuscritos a que Euclides da Cunha não teve acesso, mostram um líder religioso, muito diferente do fanático místico retratado em Os sertões. Revelam um setanejo letrado, capaz de exprimir suas concepções políticas e religiosas, vinculadas a um catolicismo tradicional, corrente na igreja do século XIX.
Referência(s)