Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Comunicações persuasivas e doação regular de sangue: um estudo experimental

2008; Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz; Volume: 24; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/s0102-311x2008000600021

ISSN

1678-4464

Autores

Balduino Guedes Fernandes da Cunha, Mardônio Rique Dias,

Tópico(s)

Psychology of Social Influence

Resumo

Esta investigação teve por objetivos: verificar capitulação para a variável dependente "intenção comportamental de tornar-se doador(a) regular de sangue", averiguar influência destas comunicações na variância da variável dependente, examinar a contribuição isolada da variável independente externa, à Teoria da Ação Racional e testar o ajuste da Teoria da Ação Racional ampliada para o comportamento e amostra estudados. Utilizou-se delineamento só pós-teste e procedimento duplo-cego, designando-se aleatoriamente 405 estudantes universitários, para os grupos experimental 1, experimental 2, controle-placebo e somente-controle. Resultados demonstraram: inexistir capitulação para os grupos experimentais; consideráveis percentuais de variância da variável dependente explicados pelas independentes dos grupos experimentais e controle-placebo; correlações satisfatórias e significativas para variáveis da teoria ampliada. A ausência de capitulação para a variável critério deveu-se, provavelmente, ao intervalo do tempo. Coube à estratégia persuasiva positiva maior variância da variável dependente. A obrigação moral demonstrou maior influência na intenção dos participantes em desempenhar o comportamento. Correlações corroboraram validades teórica e metodológica da teoria ampliada.

Referência(s)