
Efeitos de uma história de reforço contínuo e de conseqüências sociais sobre o seguir regras
2006; Springer Science+Business Media; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722006000200004
ISSN1678-7153
AutoresKarla Maria Costa Monteles, Carla Cristina Paiva Paracampo, Luiz Carlos de Albuquerque,
Tópico(s)Child and Animal Learning Development
ResumoCom o objetivo de investigar os efeitos de variáveis envolvidas no seguir regras, 18 crianças foram expostas a um procedimento de escolha segundo o modelo. A tarefa era tocar um de dois estímulos de comparação na presença de um estímulo contextual. As respostas corretas eram reforçadas com fichas. A Fase 1 era iniciada com a instrução mínima; a Fase 2, com a instrução correspondente às contingências e as Fases 3 e 4, com mudança nas contingências. As três condições diferiam nas Fases 1 e 3. Na Fase 1 da Condição 1 nenhuma resposta era reforçada e na Fase 1 das Condições 2 e 3, havia reforço diferencial das respostas corretas. Na Fase 3 das três condições, a manutenção do seguir regra não produzia ficha, mas produzia elogio na Condição 3. O seguir regra foi mantido nas Condições 1 e 3 e foi abandonado na Condição 2. Discute-se algumas explicações para a manutenção do seguir regras.
Referência(s)