Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Todo tipo de relacionamento consumidor-marca é eficiente?

2014; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 49; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5700/rausp1133

ISSN

1984-6142

Autores

Eliane Cristina Francisco-Maffezzolli, Elder Semprebom, Paulo Henrique Müller Prado, Clara Márcia Ribeiro,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

O objetivo neste estudo foi investigar a existência de diferentes perfis de relacionamento consumidor-marca e sua respectiva eficiência na relação comercial.Três construtos da teoria de relacionamento com marcas foram avaliados: autoconexão, intimidade e interdependência com a marca.Foi realizado um survey com 441 casos.Os dados foram analisados por técnicas de cluster, fatorial e ANOVA.Três diferentes perfis foram encontrados: o relacionamento por inércia (RI), o qual sugere uma relação superficial e com menor poder de diferenciação sobre a marca; o relacionamento moderado (RM), o qual registrou avaliações intermediárias em todas as variáveis; o relacionamento verdadeiro (RV), o qual demonstra maior proximidade e conexão com a marca.Para verificar a eficiência desses tipos, foram avaliados os índices de satisfação, confiança, comprometimento e lealdade.Consumidores do tipo RI tendem a trocar de marca tão logo percebam vantagens maiores em outros concorrentes.Já os RM demonstram certa tendência de ati-

Referência(s)