Patricio Cariola Barroilhet y su aporte a la renovación pedagógica en la segunda mitad del siglo 20 en Chile - Patricio Cariola Barroilhet and his contribution to the pedagogical renewal in the second half of the 20th century in Chile
2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 19; Issue: 47 Linguagem: Espanhol
ISSN
2236-3459
Autores Tópico(s)Education and Teacher Training
ResumoSe persigue dar a conocer algunos antecedentes biograficos de Patricio Cariola y destacar el aporte que su accion pedagogica significo para la educacion chilena y latinoamericana. Su principal obra se centra en la fundacion de uno de los centros de investigacion y desarrollo de la educacion - Cide - mas significativos de America Latina. Desde alli se preocupo, especialmente durante la dictadura militar en Chile de conseguir recursos para investigar la realidad educativa chilena y proponer politicas para el futuro; obtener un Convenio con la Universidad de Lovaina en Belgica para que muchos chilenos pudieran doctorarse, especialmente en Ciencias Sociales y Educacion y crear una red de investigadores a nivel latinoamericano, difundiendo sus resultados. Palabras-clave: investigacion pedagogica, innovacion educativa, premios nacionales en educacion, perfeccionamiento educativo. PATRICIO CARIOLA BARROILHET E SUA CONTRIBUICAO PARA A RENOVACAO EDUCACIONAL NA SEGUNDA METADE DO SECULO 20 NO CHILE Resumo Pretende-se, neste artigo, abordar algumas informacoes biograficas sobre Patricio Cariola e destacar a contribuicao que sua acao pedagogica trouxe para educacao chilena e latino-americana. Sua principal obra centra-se na fundacao de um dos mais importantes centros de pesquisa e desenvolvimento em educacao - Cide - da America Latina. Desde entao, preocupou-se, especialmente durante a ditadura militar no Chile, em obter recursos para investigar a realidade educacional chilena e propor politicas para o futuro; obter um acordo com a Universidade de Louvem, na Belgica, para que muitos chilenos pudessem cursar doutorado, especialmente em Ciencias Sociais e Educacao e criar uma rede de pesquisadores em nivel latino americano, difundindo seus resultados. Palavras-chave: investigacao pedagogica, inovacao educacional, premios nacionais em educacao, aperfeicoamento educativo. PATRICIO CARIOLA BARROILHET AND HIS CONTRIBUTION TO THE PEDAGOGICAL RENEWAL IN THE SECOND HALF OF THE 20 TH CENTURY IN CHILE Abstract The aim is to present some biographical background of Patricio Cariola and highlight his pedagogical contributions to Chilean and Latin American education. His main work focuses on the founding of a centre of research and development education - Cide - the most significant in Latin America. From this point, his concern especially during the military dictatorship in Chile, was to raise resources to investigate the Chilean educational reality and propose policies for the future, obtain an agreement with the University of Leuven in Belgium for many Chileans who could doctorate in Social Sciences and Education and create a network of researchers throughout Latin America, and spread their results. Key-words: educational research, innovative education, national education awards, educational improvement. PATRICIO CARIOLA BARROILHET ET SA CONTRIBUTION AU RENOUVEAU PEDAGOGIQUE AU MILIEU DU 20 e SIECLE DANS VUE D'ENSEMBLE DU CHILI Resume Cet article cherche a faire connaitre quelques informations biographiques sur Patricio Cariola, et valoriser la contribution que son action pedagogique a apporte a l´education chilienne et latino-americaine. Son travail se focalise surtout sur la fondation d´un des plus importants centres de recherche et developpement educatifs - Cide - d´Amerique latine. De la, et particulierement pendant la dictature militaire au Chili, il a cherche a obtenir les moyens de recherche sur la realite de l´education au Chili afin de proposer des futures politiques; obtenir un accord avec l´Universite de Louvem en Belgique, pour que de nombreux chiliens puissent suivre un doctorat, surtout en Sciences Sociales et Education, et crer un reseau de chercheurs latino-americains qui feront partager les resultats de leurs travaux. Mots-cle: recherche pedagogique, innovation educative, des prix nationales en education, perfe-ctionnement educatif.
Referência(s)