childhood as a weapon in the struggle between rhetoric and philosophy in plato's gorgias

2010; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português

10.12957/childphilo.2010.20555

ISSN

2525-5061

Autores

Vinícius Bertoncini Vicenzi,

Tópico(s)

Philosophy, Ethics, and Existentialism

Resumo

Este artigo pretende mostrar como sofistas e filosofos se apropriam do conceito de infância no dialogo Gorgias, de Platao. O objetivo aqui e pensar como a imputacao de infantil ao discurso do outro, sofista ou filosofo, e um ponto-chave para o estabelecimento de uma vitoria de um discurso sobre o outro na historia do pensamento ocidental. Pretende-se apresentar as diferencas entre as concepcoes que sofistas e filosofos tem da infância, mostrando, porem, que o objetivo discursivo dessas diferentes concepcoes tendem a um mesmo ponto: fazer com que o outro assuma-se num lugar de heteronomia e, assim, nao poder prescindir de ser ensinado por outrem, no caso, o discurso que se pretende adulto, nao-infantil. De inicio, introduziremos a discussao que fazemos da infância em um mapa conceitual mais amplo, dado pelo projeto de pesquisa que trabalhamos no mestrado. Em seguida, analisamos o que significa falar como crianca dentro dessa perspectiva. Passamos, entao, a analise propriamente do dialogo Gorgias, apresentando o conceito de infância como o argumento desqualificante da disputa politica pelo papel de professor. Depois, discutimos as duas concepcoes de infância: a filosofica, que pretende mostrar como a retorica se ilude; e a retorica, que pretende mostrar como a filosofia fantasia. Analisamos, tambem, duas imagens infantis presentes no confronto de ideias do dialogo, a imagem do bicho-papao e a imagem da brincadeira e do jogo, a primeira imputada pelos sofistas aos filosofos e a segunda dos filosofos aos sofistas. Por fim, abordamos a necessidade do conceito de infância filosofica para o projeto pedagogico-politico platonico e tentamos pensar se essa necessidade do conceito de infância nao e uma marca de todo projeto pedagogico-politico, de toda discussao politica entre diferentes discursos. Palavras-chave: Infância; luta politica; filosofia; retorica; Gorgias

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