
Cidades: Breves discussões teóricas sobre seus contextos sociais, educativos e ambientais
2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/revpercurso.v1i1.8221
ISSN2177-3300
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEste artigo pretende fazer uma discussao teorica sobre os efeitos da globalizacao e da modernidade nas areas urbanas sob diferentes aspectos: sociais, educativos e ambientais. As discussoes teoricas se pautam no modelo de sociedade originado da globalizacao, modelo este, baseado no consumo de mercadorias e de espacos urbanos. Esses diversos consumos levam as pessoas a tornarem-se consumidores de ilusoes, as ruas uma vitrine e a mercadoria espetaculo. Quando isso ocorre em areas urbanizadas, acontece uma constante mudanca de valores onde o ter e expressamente mais importante que o ser, levando a sociedade entrar em crises culturais e de identidade favorecendo os conflitos, a exclusao e o preconceito. Com base nessas questoes e entendendo que o consumo dos espacos urbanos sao diferenciados de acordo com a classe social da populacao, percebe-se que os problemas ambientais afetam sobremaneira as areas de periferia, onde a populacao pobre foi excluida. Contudo, sao evidentes que nas areas mais nobres, onde os ricos se auto-segregam tambem existem problemas ambientais, no entanto, sao mascarados, camuflados para a beleza artificial da imagem, a qual se tornando espetaculo transforma os habitantes em consumidores de ilusao. Frente a essas afirmacoes concebe-se o papel fundamental das cidades no processo de ensino-aprendizagem, pois as areas urbanas alem de possuir mecanismos que educam (simbolos, sinais, legislacao, espacialidade, etc.) podem se tornar objetos de estudo e fazer parte de conteudos escolares, especialmente da Geografia. Atraves do esclarecimento do potencial educativo das cidades, este trabalho fara, de forma sucinta, uma relacao teorica com o Projeto Educativo de Cidade proposto pela cidade de Barcelona, na Espanha, e com teorias de cidades educadoras propostas por cientistas brasileiros com vistas a construcao de cidadania.
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