Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação educacional: vivência e reflexão

1998; Fundação Carlos Chagas; Issue: 18 Linguagem: Português

10.18222/eae01819982252

ISSN

1984-932X

Autores

Heraldo Marelim Vianna,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">O ensaio escrito pelo autor é uma longa reflexão sobre suas vivências e ações no campo da avaliação educacional ao longo de 33 anos, no período de 1962 a 1995. O autor refere-se à grande figura de Lee J. Cronbach, professor emérito da Universidade de Stanford (Palo Alto, Califórnia), que o levou a pensar sobre aspectos da sua multifacetada experiência. As suas considerações diferem sensivelmente das que foram oferecidas por L. Depresbíteris, pois são outras as suas experiências e diversificados os caminhos percorridos. A leitura do texto permite identificar no autor algumas influências, aliás inicialmente confessadas, entretanto, essa mesma leitura revela autonomia e um pensamento com características próprias, que traduzem um posicionamento e uma concepção sobre o processo de avaliação em suas diferentes dimensões. O autor concorda com uma das figuras mais significativas da pesquisa e da avaliação - Michael Scriven - que tudo, absolutamente tudo, possa ser avaliado, inclusive a própria avaliação, o que constitui objeto de uma área de conhecimento ainda insipiente entre nós, a meta avaliação.</span>

Referência(s)