Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Autoconceito de crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento

2003; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722003000100009

ISSN

1807-0329

Autores

Indira Siqueira Stevanato, Sônia Regina Loureiro, Maria Beatriz Martins Linhares, Edna Maria Marturano,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Objetiva-se avaliar o autoconceito de crianças com dificuldade de aprendizagem e comportamento comparativamente a crianças sem dificuldade de aprendizagem. Foram avaliadas 58 crianças na fase escolar: 32 com dificuldade de aprendizagem (das quais 23 com problemas de comportamento) e 26 crianças sem dificuldade de aprendizagem. Procedeu-se à avaliação através da Escala Piers Harris de Autoconceito e da Escala Comportamental Infantil - A2 de Rutter. As crianças com dificuldade de aprendizagem apresentaram autoconceito significativamente mais negativo do que as crianças sem dificuldade de aprendizagem nos escores global e específico. Não foi detectada diferença entre as crianças com dificuldade de aprendizagem diferenciadas quanto à presença de problemas de comportamento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX