
Um olhar sobre as políticas curriculares para formação de professores no Brasil e em Portugal na transição do século XX para o XXI
2013; Volume: 23; Issue: 23 Linguagem: Português
ISSN
1646-401X
AutoresLucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Carlinda Leite, Eliete Santiago,
Tópico(s)Education and Vocational Training
ResumoAs politicas curriculares para formacao de professores tem vindo a constituir um foco de interesse academico, tanto em Portugal como no Brasil, mas muitas vezes tem ficado confinadas a caracterizacao e analise dos modelos que as configuram. Considerando pertinente ampliar estes estudos, neste artigo, objetivamos discutir as politicas de curriculos para formacao de professores, emPortugal e no Brasil, na sua relacao com as questoes curriculares emergentes da Educacao Basica/Educacao Fundamental, neste limiar do novo seculo. Para tanto, tomamos como base a perspectiva ciclica (Ball, 2006) e a recontextualizacao das politicas curriculares, que passam a ser analisadas pelos varios contextos da sociedade ou pelos diversos grupos. Ressaltamos que, no âmbito das politicas de curriculo, os processos de reformulacao curricular das realidades brasileira e portuguesa nao ocorrem numa disposicao linear, nao se limitam a um enunciado estatico, mas a um enunciado como movimento que seleciona,organiza e faz a distribuicao do conhecimento. Ha, portanto, varios contextos e formas de producao de politicas curriculares e de formas discursivas, no Brasil e em Portugal, as quais apresentam concepcoes e posturas diferentes em relacao as reformas educacionais. Palavras-chave: curriculo; politicas curriculares; formacao de professores
Referência(s)