Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As representações sociais no campo educativo

2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 19 Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.257

ISSN

1984-0411

Autores

Michel Gilly, Serlei Maria Fischer Ranzi, Maclóvia Corrêa da Silva,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

Com exceção de alguns trabalhos como aqueles de MOLLO (1970, 1986) ou SIANO, (1985), há ainda poucas pesquisas no domínio educativo onde as representações sociais ocupam um lugar central. Para explicar resultados obtidos sobre os fatos que não têm estatuto de representação social, os autores ou bem estudam certos aspectos certas manifestações, ou abordam apenas fatores ou determinantes subjacentes (com estatuto de variável intermediária). Assinalaremos então primeiramente a importância de recorrer a noção de representação social no campo que nos interessa. Extrairemos em seguida, alguns resultados empíricos dos estudos realizados que nos situam sucessivamente do ponto de vista das relações entre representações sociais e discursos sobre as instituições, representações sociais e relação pedagógica, representações sociais e significações das situações e aquisições.

Referência(s)