
Omissão de grafemas e características da sílaba na escrita infantil
2011; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 13; Issue: 5 Linguagem: Português
10.1590/s1516-18462011005000007
ISSN1982-0216
AutoresAline Simão do Amaral, Maria Cláudia Camargo de Freitas, Lourenço Chacon, Luciana Lessa Rodrigues,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoOBJETIVOS: (1) verificar se as omissões ortográficas ocorriam preferencialmente na sílaba completa ou em partes da sílaba; (2) caracterizar a distribuição das omissões de acordo com a posição silábica do elemento omitido; (3) em ambas as possibilidades, verificar se as omissões ocorriam preferencialmente em posições acentuadas ou não-acentuadas de palavras. MÉTODOS: dados extraídos de textos produzidos por pré-escolares de 5-6 anos. RESULTADOS: quanto ao primeiro objetivo, omissões de partes de sílabas foram significativamente mais freqüentes (p < 0,0001). Quanto ao segundo objetivo, as omissões em coda silábica foram estatisticamente mais significativas (p < 0,0000). Com relação ao terceiro objetivo, as posições acentuadas se mostraram como relevantes apenas para as omissões de partes de sílaba (p < 0,0000). CONCLUSÃO: as omissões na escrita infantil têm caráter altamente complexo, fato que deve ser levado em consideração nos instrumentos de avaliação da escrita infantil.
Referência(s)