
Prevalência de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor em pré-escolares
2011; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7322/jhgd.20014
ISSN2175-3598
AutoresJamili Anbar Torquato, Janine Batista Paes, Maria Cristiane C. Bento, Glaucy Mara Pelicer Nogueira Saikai, Juliana Novaes Souto, Elbimeire De Almeida M. Lima, Luíz Carlos de Abreu,
Tópico(s)Family and Disability Support Research
ResumoO desenvolvimento infantil é um processo de mudanças relacionado com a idade e influenciado pelo ambiente em que a criança vive. Desta maneira, o objetivo é verificar o a prevalência de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) em pré-escolares. Procedimentos: tratou-se de um estudo transversal analítico realizado em três abrigos e uma escola particular da Zona Leste de São Paulo-SP, na qual participaram 81 crianças. Aplicou-se um questionário aos responsáveis pelas crianças participantes e para avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças foi utilizado o Teste Denver II. Os resultados revelaram a prevalência de atraso no DNPM em crianças institucionalizadas (31,6%), p=0,06. A linguagem foi a área mais freqüentemente afetada nas crianças com suspeita de atraso. Em relação ao suporte familiar e condições ambientais não houve diferenças estatisticamente significantes nas crianças institucionalizadas. Verificou-se que os resultados não significativos talvez sejam conseqüência da relação de apego que as crianças institucionalizadas adquirem entre si e da convivência com um maior número de crianças. Conclusão: o presente estudo não encontrou diferenças estatisticamente significativas no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças institucionalizadas e não-institucionalizadas, porém houve maior prevalência de suspeita de atraso nas crianças institucionalizadas.
Referência(s)