
Avaliação de funções psicomotoras de crianças entre 6 e 10 anos de idade
2005; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0103-21002005000400009
ISSN1982-0194
AutoresJosé Roberto da Silva Brêtas, Sônia Regina Pereira, Cintia de Cássia Cintra, Kátia Muniz Amirati,
Tópico(s)Children's Physical and Motor Development
ResumoOBJETIVO: A finalidade deste estudo foi avaliar funções psicomotoras em 86 crianças entre 6 e 10 anos, de ambos os sexos, que freqüentam uma instituição de ensino fundamental da região sul da cidade de São Paulo. MÉTODOS: estudo descritivo que se utilizou um instrumento estruturado com atividades para avaliação das funções: motora (fina e grossa); perceptual (esquema corporal, adaptação espacial, memórias visual e tátil, discriminação direita/esquerda, grafismo, ritmo e concentração); dominância lateral. RESULTADOS: de forma geral a população estudada conseguiu realizar as atividades de coordenação motora fina sem dificuldade, apenas um grupo apresentou imaturidade da motricidade fina; quanto à coordenação motora grossa, dinâmica corporal, postura e equilíbrio, conseguiram boa performance; apresentaram dificuldades na adaptação espacial e boa orientação espacial; na memória visual e tátil apresentaram pouca dificuldade; a maioria apresentou bom ritmo espontâneo e dificuldade com o ritmo codificado; no grafismo rítmico-perceptual, o maior problema foi observado em relação ao tamanho irregular das formas gráficas; ¾ da população apresentaram dominância lateral bem definida.
Referência(s)