A Capa de Newsmagazine como Dispositivo de Comunicação
2009; OberCom (Observatorio da Comunicação); Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15847/obsobs312009182
ISSN1646-5954
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoNeste artigo desmonta-se e procura-se compreender a logica de construcao da capa das newsmagazines. Seleccionou-se um corpus empiricus que inclui a newsmagazine portuguesa mais antiga e de maior tiragem (Visao) e tres titulos estrangeiros de newsmagazines internacionais com tiragens elevadas (L’ Express, Newsweek e Veja). Em termos metodologicos fizeram-se duas apostas: conjugar a analise de conteudo, que permite decompor as capas nos elementos que as constituem de forma a procurar eventuais padroes, com a analise semiologica, que analisa a capa como dispositivo pleno de sentido e encerrando narrativas que lhe conferem unidade e coerencia. O periodo de analise abordado, no que diz respeito a analise de conteudo, corresponde aos tres primeiros meses de 1999, traduzindo-se num corpus com 48 capas. A analise semiologica, pela sua natureza e profundidade, cinge-se aos primeiros quinze dias de Janeiro, incidindo sobre oito capas. A questao orientadora, que enforma toda a investigacao e saber de que forma funciona a capa de revista de informacao geral como dispositivo de comunicacao. O leitor de newsmagazines espera encontrar neste tipo de publicacoes informacao diversificada, nacional e internacional, assim como uma abordagem seria e equilibrada das problematicas. Serao estas tambem as preocupacoes subjacentes a construcao da capa? The newsmagazine’s cover as a communication framework This article tries to understand the logic behind making a newsmagazine cover. We selected a corpus empiricus that includes the oldest and best selling portuguese newsmagazine (Visao) and three foreign international newsmagazines with significant selling results (L’Express from France, Newsweek from USA and Veja from Brasil). In methodological terms, we have chosen two paths: content analysis, which help us to separate the 48 covers from January to March of 1999 into its elements and find eventual standards; and semiotics analysis to unlock the narratives hidden on newsmagazines’ covers (applied only on eight covers). A newsmagazine’s reader expects to find diversified, national and international information, as well as serious and balanced approach to problems. Will be these also be the underlying concerns of the construction of the cover?
Referência(s)