Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

<b>Historiografia e natureza da ciência na sala de aula</b><br>DOI: 10.5007/2175-7941.2011v28n1p27

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2011v28n1p27

ISSN

2175-7941

Autores

Thaís Cyrino de Mello Forato, Maurício Pietrocola, Roberto de Andrade Martins,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este trabalho discute alguns desafios previstos na confluência de prescrições da historiografia, da epistemologia e da didática da ciência mediante seus respectivos referentes teóricos, para a construção dos saberes escolares voltados à escola básica. Discute-se, inicialmente, a escolha do tipo de abordagem da natureza da ciência visando propiciar os benefícios pedagógicos para a formação dos professores e estudantes propostos pela literatura educacional. Apresenta-se, a seguir, os requisitos da historiografia atual destacando as distorções históricas mais corriqueiras, bem como os processos de construção dos saberes escolares postos pela transposição didática. Finalmente, discute-se a análise teórica que confrontou essas distintas exigências apontando alguns obstáculos a serem enfrentados para o uso de conteúdos histórico-epistemológicos na educação científica. Permeando o estudo, defende-se que evitar o uso da pseudo-história, ou mesmo possuir certa fundamentação teórica para problematizá-la, representa, prioritariamente, um compromisso com a formação do aluno.

Referência(s)