Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ciência e educação na década de 1950: uma reflexão com a metáfora percurso

2004; National Association of Postgraduate Research in Education; Issue: 25 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782004000100011

ISSN

1809-449X

Autores

Marcus Vinícius da Cunha,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Situa a relevância do Centro Brasileiro e dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do INEP para o surgimento de um debate quanto ao sentido da pesquisa científica em educação, o que permitiu aflorar significativa discussão sobre o conceito de pesquisa educacional e sobre a definição da ciência nesse campo. Analisa as manifestações de Anísio Teixeira e de Florestan Fernandes, como representantes de duas concepções quanto aos vínculos da ciência com a educação. Para tal, utiliza a análise retórica, especialmente a metáfora percurso, noção-chave das teorias pedagógicas, que comporta duas conotações: percurso determinado e percurso indeterminado. As idéias de Anísio Teixeira e de outros autores vinculados ao Centro Brasileiro e influenciados pelas idéias de John Dewey são posicionadas como integrantes da metáfora percurso indeterminado, cuja origem advém da concepção deweyana de ciência inspirada nos desenvolvimentos teóricos da física quântica.

Referência(s)