Conceito de doença e preservação da saúde de população de professores e escolares de Primeiro Grau
1991; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 25; Issue: 6 Linguagem: Português
10.1590/s0034-89101991000600002
ISSN1518-8787
AutoresEvely Boruchovitch, Isabela Cabral Félix de Sousa, Virgínia Torres Schall,
Tópico(s)School Health and Nursing Education
ResumoConsiderando-se que a informação acerca de como professores e alunos conceituam doença e o que fazem para cuidar de sua saúde tem importantes implicações para a educação em saúde, estes conceitos foram estudados numa amostra de docentes e escolares de primeiro grau, representativa da zona norte do Município do Rio de Janeiro, RJ (Brasil). Os resultados encontrados são discutidos à luz de duas perspectivas: (a) as contribuições provenientes de teorias cognitivas que abordam formação de conceitos; (b) a influência do contexto social na aquisição, no desenvolvimento e caracterização dos conceitos estudados. Teve-se por finalidade contribuir para a educação em saúde no sentido de uma revisão e reflexão crítica da concepção do processo saúde-doença no âmbito escolar atentando-se para os aspectos complexos e multifacetários que este processo envolve.
Referência(s)