As tecnologias da informação e comunicação como recursos no Ensino Secundário: um estudo de caso

2009; Volume: 14; Issue: 14 Linguagem: Português

ISSN

1646-401X

Autores

María del Carmen Ricoy Lorenzo, Maria João V. S. Couto,

Tópico(s)

Education and Technology Integration

Resumo

Tentando corresponder aos desafios da escola do seculo XXI, com este trabalho pretende-se conhecer as condicoes de acessibilidade dos alunos as TIC, o papel motivador destes e outros recursos, dando especial atencao a disciplina de Matematica. O trabalho apresentado resulta de um estudo de caso, desenvolvido atraves de um inquerito, distribuido a 97 alunos, de quatro turmas, de uma Escola Secundaria (no 10o e 11o ano) do norte de Portugal. Como principais resultados e conclusoes destaca-se que: o acesso aos computadores e a Internet esta bastante generalizado; os alunos nao se encontram de uma forma geral desmotivados para os assuntos escolares; atribuem, inclusive, importância a Matematica na sua formacao e consideram a utilizacao da Internet elemento motivador no processo de ensino-aprendizagem. A utilizacao dos computadores nao constitui condicao para que se goste da disciplina e nela haja sucesso. Contudo, gostariam de poder estudar mais pela Internet do que pelos livros e pensam que se aplicariam mais se os trabalhos fossem elaborados com o computador. Palavras-chave: Tecnologias de informacao e comunicacao; ensino secundario; matematica.

Referência(s)