As tecnologias da informação e comunicação como recursos no Ensino Secundário: um estudo de caso
2009; Volume: 14; Issue: 14 Linguagem: Português
ISSN
1646-401X
AutoresMaría del Carmen Ricoy Lorenzo, Maria João V. S. Couto,
Tópico(s)Education and Technology Integration
ResumoTentando corresponder aos desafios da escola do seculo XXI, com este trabalho pretende-se conhecer as condicoes de acessibilidade dos alunos as TIC, o papel motivador destes e outros recursos, dando especial atencao a disciplina de Matematica. O trabalho apresentado resulta de um estudo de caso, desenvolvido atraves de um inquerito, distribuido a 97 alunos, de quatro turmas, de uma Escola Secundaria (no 10o e 11o ano) do norte de Portugal. Como principais resultados e conclusoes destaca-se que: o acesso aos computadores e a Internet esta bastante generalizado; os alunos nao se encontram de uma forma geral desmotivados para os assuntos escolares; atribuem, inclusive, importância a Matematica na sua formacao e consideram a utilizacao da Internet elemento motivador no processo de ensino-aprendizagem. A utilizacao dos computadores nao constitui condicao para que se goste da disciplina e nela haja sucesso. Contudo, gostariam de poder estudar mais pela Internet do que pelos livros e pensam que se aplicariam mais se os trabalhos fossem elaborados com o computador. Palavras-chave: Tecnologias de informacao e comunicacao; ensino secundario; matematica.
Referência(s)