Artigo Revisado por pares

Identidade dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da política educacional brasileira

2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Issue: 07 Linguagem: Português

10.22409/mov.v0i07.110

ISSN

1982-8918

Autores

Marcos José da Silveira Mazzotta,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Analisando a linguagem politica referente aos alunos com necessidades educacionais especiais, a inclusao e a integracao escolar, o autor pode constatar a ambiguidade do tratamento de tais termos e expressoes no conjunto de instrumentos legais e normativos da educacao brasileira nos ultimos 14 anos. Destacando conteudos do Plano Nacional de Educacao e das Diretrizes nacionais para a Educacao Especial na Educacao Basica, aponta algumas das dificuldades para a compreensao da identidade dos alunos referidos como tendo necessidades educacionais especiais. Apresenta, tambem, algumas recomendacoes para a revisao da politica educacional em relacao a tais elementos. Palavras-chave: inclusao escolar. Educacao especial; politica educacional.

Referência(s)
Altmetric
PlumX