EDUCAÇÃO FÍSICA, CORPO E SAÚDE: UMA REFLEXÃO SOBRE OUTROS “MODOS DE OLHAR”
2001; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2179-3255
Autores Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoO objetivo deste ensaio e discutir o papel da educacao fisica voltada para saude, a partir de reflexoes sobre o cenario social em que se encontra o mundo contemporâneo, suas repercussoes sobre o corpo e praticas de intervencao; os conceitos de saude; e, o modelo de investigacao cientifica hegemonico. O estudo, entao, vai desvelando algumas “verdades” caracteristicas de quem opera com o discurso de base quantitativa, quais sejam: a) a reducao do fenomeno a uma determinacao biologica; b) a desconsideracao da historia coletiva; e, c) a culpabilizacao do individuo frente aos problemas de saude e aptidao fisica. Por fim, propoe-se que a relacao educacao fisica-saude seja abordada atraves de novos “olhares”, atentos as incertezas e complexidades do processo.
Referência(s)