
Produção de conhecimento, práticas mercantilistas e novos modos de subjetivação
2004; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-71822004000100003
ISSN1807-0310
AutoresMarisa Lopes da Rocha, Décio Rocha,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoOs rumos atuais das mudanças da educação superior no Brasil são preocupantes, na medida em que os dispositivos instituídos em meio à cultura avaliativa privilegiam ligações funcionais e pragmáticas dos trabalhadores com seu processo de trabalho. Trazem a produtividade, a competência, a autonomia, a competitividade como palavras de ordem no mercado de saberes, gerando isolamento, fragmentação e tédio no cotidiano das práticas acadêmicas. Neste texto, coloca-se em análise os discursos e ações dos diversos segmentos implicados com o processo de mudança, assim como nossas estratégias de organização. Apresenta-se um panorama geral das políticas neoliberais que fundamentam as reformas propostas para o ensino superior, os modos de subjetivação que vêm ganhando corpo nas relações entre docentes-pesquisadores, os efeitos produzidos pela adoção de um modelo de avaliação do trabalho realizado e, finalmente, algumas reflexões que buscam interseções entre os diferentes tempos percorridos.
Referência(s)