EDUCAÇÃO EM MUSEUS DE HISTÓRIA NATURAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DE UM PROGRAMA DE PESQUISA
2005; Autonomous University of Barcelona; Linguagem: Português
ISSN
2174-6486
Autores Tópico(s)Animal and Plant Science Education
ResumoAs discussoes sobre o tema da educacao e divulgacao em ciencias em espacos nao formais como museus nao sao recentes. Com efeito, a Biologia encontra-se presente ha muito tempo como objeto de pesquisa e exposicao dos museus e podemos afirmar que a historia dos museus e marcada pela investigacao cientifica, mas tambem pela educacao, ensino e divulgacao do conhecimento. No campo das ciencias naturais e exatas, a historia dos museus e antiga e se confunde com a propria origem da area. Do seculo XVIao XIXos museus cientificos tomam o lugar dos gabinetes de curiosidades e, ate o seculo XIX, havia uma identificacao direta entre colecao e exposicao nos Museus de Historia Natural. Isso, contudo, se modifica, principalmente com a ampliacao das pesquisas em ecologia e com a introducao dos dioramasnas exposicoes com propositos educativos. Da mesma forma, modificacoes ocorreram nos Museus de Ciencia e Tecnica, os quais acentuaram, ao longo dos anos, a preocupacao com os aspectos pedagogicos em suas atividades. A ampliacao dos museus nas diferentes areas das ciencias naturais e exatas ocorre de forma particular no seculo XX, advinda do movimento de democratizacao dessas instituicoes. Esta ampliacao tem diversificado os tipos de museus de ciencia na atualidade e, mais recentemente, surgiram aos museus interativos ‐ os science centres, os quais possuem uma concepcao particular, que implica na participacao efetiva do publico atraves da manipulacao de aparatos que representam fenomenos e conceitos cientificos. Os Museus de Historia Natural mudaram, especialmente no fim do seculo XX. Varias bioexposicoes contemporâneas vem sendo elaboradas e novas tecnologias, advindas dos campos da museologia, da comunicacao e da educacao, fornecem um novo paradigma para as exposicoes de museus de ciencias. Isso nao significa dizer que todos os Museus de Historia Natural tenham acompanhado essas mudancas. Especialmente no Brasil, ainda sao poucos aqueles que incorporaram as novas tendencias da museologia cientifica a suas exposicoes. No que se refere propriamente a historia dos museus de ciencia no Brasil, marcante foi a decada de 1980, com o surgimento de varias instituicoes desta natureza. Na decada de 1990, amplia-se a importância das acoes em divulgacao cientifica no pais, bem como as experiencias de educacao nao formal, especialmente por meio da criacao de novos museus de ciencia, decorrente, muitas vezes, de financiamentos governamentais. Desse modo, o momento atual e proficuo no que se refere a criacao de museus de ciencia e, por essa razao, e essencial tanto o desenvolvimento de acoes concretas que possam efetivamente contribuir para a realizacao da divulgacao e da educacao em ciencias de qualidade nesses locais, mas tambem de investigacoes no campo educacional que possam discutir as questoes, os desafios e as possibilidades que se colocam para essas instituicoes.
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