Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ensino de Bioética: um desafio transdisciplinar

1998; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1414-32831998000100007

ISSN

1807-5762

Autores

Eliane Azevêdo,

Tópico(s)

Palliative and Oncologic Care

Resumo

O fato inovador de a Bioética ser uma área de conhecimento englobando várias disciplinas, e seu grande desenvolvimento em curto tempo, estão trazendo desafios de ordem acadêmica. O ensino da Bioética tornou-se uma nova experiência sem modelo didático definitivo. A forma tradicional de ensino baseada na concepção disciplinar não é eficaz para a completa compreensão desta nova área. A Bioética lida com saberes na encruzilhada de várias disciplinas, sugerindo uma concepção interdisciplinar ou mesmo transdisciplinar para seu ensino. A concepção filosófica da Bioética, conforme desenvolvida em países europeus, fortalece sua dimensão transdisciplinar e reconhece, na antropologia (cultural e filosófica), o suporte teórico para seu ensino. Assim, considerando a proximidade das culturas e valores morais das sociedades brasileira e européia, a concepção européia da Bioética parece mais apropriada para seu ensino neste país.

Referência(s)