Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Avaliação das universidades brasileiras: as possibilidades de avaliar e as dificuldades de ser avaliado

2011; UNIVERSIDADE DE SOROCABA; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1414-40772011000100004

ISSN

1982-5765

Autores

Jorge Luiz Lordêlo de Sales Ribeiro,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

As dificuldades decorrentes da elaboração e implementação de um sistema de avaliação para as instituições de ensino superior no Brasil - IES são grandes e complexas, não só pelas dificuldades inerentes ao ato mesmo de avaliar, como também pelas características do Sistema Federal de Ensino Superior Brasileiro, quais sejam: a quantidade de IES, as suas diferentes formas de constituição e tamanho, a concentração das IES nas regiões geográficas mais desenvolvidas do país, etc. As IES, por sua vez, experimentam dificuldades não menos importantes, na medida em que sofrem diretamente as consequências da divulgação dos resultados, e reagem defensivamente, dificultando a visibilidade dos formuladores das políticas de avaliação. Este trabalho pretende apontar alguns aspectos enfrentados pelos avaliadores e avaliados nesta difícil tarefa, e refletir sobre o papel da avaliação das IES no Brasil, tanto no contexto das políticas de expansão do sistema de ensino superior, como das políticas de manutenção da sua qualidade.

Referência(s)