
Formulação de estratégias de preço no setor de software: o caso do produto outsourcing de desenvolvimento e manutenção de software
2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português
10.14488/1676-1901.v7i4.58
ISSN1676-1901
AutoresAntônio Cézar Bornia, Priscilla Martins Ramos Mafra, Walter Serra Júnior,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente artigo tem como objetivo geral discutir a formulação de estratégias de preço no setor de software. No intuito de alcançar o objetivo proposto, apresentam-se os modelos de estratégias de preços e o procedimento para a formulação de estratégias de preço, composto por cinco etapas: análise externa e interna, consolidação, posicionamento, formalização da estratégia de preço e acompanhamento do mercado. Quanto à metodologia, o estudo classifica-se como qualitativo, exploratório, descritivo, documental, de campo e estudo de caso, conforme a abordagem de Vergara (1998). No estudo de caso, aplica-se o modelo para a formulação de estratégias de preço em uma empresa do setor de software, analisando-se o produto outsourcing de desenvolvimento e manutenção de software. Como principais contribuições, ressaltam-se: a aplicação do procedimento de precificação que enfatiza a lógica do apreçamento estratégico e a formulação de estratégias de preços, resultando na análise de cinco fatores principais: qualidade, comparação com a concorrência, ciclo de vida da empresa, ciclo de vida do produto e características do segmento-alvo. Fundamentando-se nos fatores analisados, uma possível estratégia a ser adotada, considerando as características do produto e da empresa, é a estratégia de preço e valor superior. Palavras-chave: Estratégias de precificação. Formulação do preço. Empresas de software.
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