Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A orientação para o mercado sob a ótica da empresa e dos clientes na indústria hoteleira gaúcha

2007; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1415-65552007000200004

ISSN

1982-7849

Autores

Rogério Gava, Teniza da Silveira,

Tópico(s)

Customer Service Quality and Loyalty

Resumo

A despeito do notório desenvolvimento da pesquisa no âmbito da orientação para o mercado nos últimos quinze anos, verifica-se a visão unilateral que os estudos têm imputado ao tema, baseada somente na percepção dos executivos da própria organização. Raros são os trabalhos que contemplam a perspectiva do cliente, além daquela das empresas, comparando-as. O objetivo deste artigo foi o de investigar as diferenças entre as auto-avaliações das empresas e as avaliações dos respectivos clientes, relativas ao grau de Orientação Para o Mercado, em pesquisa realizada em dois pólos turísticos do Rio Grande do Sul. Como forma de mensuração da lacuna de orientação para o mercado, empregou-se a escala desenvolvida por Deshpandé, Farley e Webster (1993). Os resultados evidenciaram a existência da Lacuna de Orientação para o Mercado na indústria estudada. Além disso, observou-se relação do grau de orientação com o desempenho apenas na dimensão empresa, não sendo detectada associação positiva e direta entre as percepções dos clientes e o desempenho das organizações investigadas. Os resultados relativos ao desempenho reforçam a necessidade de mais estudos na área, que possam trazer subsídios ao aprimoramento da questão.

Referência(s)