
Conhecimento teórico versus performance prática em escultura dental – estudo preliminar
2014; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2357-8041.v20i2p82-87
ISSN2357-8041
AutoresSimone Gonçalves Moretto, Taciana Emília de Almeida Anfe, Denis Yudi Nagase, Rosiane Nogueira Kuguimiya, Adréa Dias Neves Lago, Patrícia Moreira de Freitas, Margareth Oda, Glauco Fioranelli Vieira,
Tópico(s)Innovations in Medical Education
ResumoConhecer a anatomia dos dentes é de fundamental importância na prática das diversas especialidades odontológicas. Todas as faculdades de odontologia possuem obrigatoriamente em sua grade curricular uma disciplina responsável pelo ensino da anatomia dental, na qual um conteúdo teórico é transmitido aos alunos para reprodução na escultura em cera. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar se o conteúdo teórico programático ministrado na Disciplina de Escultura Dental do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo está relacionado com a performance dos alunos na escultura prática. Para isso, 76 provas teóricas, planejadas sobre a localização das características anatômicas do dente 23, e 76 esculturas em cera (prova prática) foram examinadas individualmente por dois examinadores pré-calibrados para cada característica selecionada. Os dados foram organizados em tabelas de acordo com as características analisadas e o tipo de exame (teórico ou prático). O teste de qui-quadrado apontou que não houve diferença estatisticamente significativa entre as provas teórica e prática (p ≥ 0.05). A estrutura dental que os alunos mais acertaram em ambas as provas foi o cíngulo (79%) e a de menor porcentagem de acerto na associação das 2 provas foi a bossa palatina (19%). Os achados são baseados somente nos resultados do desempenho dos alunos com relação à identificação e localização das estruturas anatômicas de um dente anterior. Dentro das limitações deste estudo, concluiu-se que, para os dados avaliados, não foi possível observar uma relação entre os conhecimentos teóricos adquiridos pelos alunos e seu desempenho prático na escultura.
Referência(s)