Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Cidadania como consumo ou cidadania como agência: uma comparação entre as reformas de democratização da Bolívia e do Brasil

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 12; Issue: 24 Linguagem: Português

10.1590/s1517-45222010000200003

ISSN

1807-0337

Autores

Philip Oxhorn,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

A primeira parte do artigo examina dois modelos opostos de cidadania, no contexto da América Latina: a cidadania como consumo, que reflete as consequências da influência de reformas orientadas para o mercado sobre os padrões de representação, no âmbito dos direitos políticos universais; e a cidadania como agência, que reflete o surgimento de formas alternativas de participação através da sociedade civil, bem como o seu potencial impacto sobre os padrões de representação política. A segunda parte discute o potencial da cidadania como agência, contrastando o impacto da Lei de Participação Popular da Bolívia com o Orçamento Participativo de Porto Alegre, no Brasil.

Referência(s)