Rede social e abandono escolar de adolescentes
2001; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1984-7114
Autores Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoEste trabalho demonstra a produtividade teorica e operativa da metodologia da analise em rede abordando os fenomenos de abandono escolar e exclusao socioeducativa na escola secundaria. Em particular, alem da importância dos fatores classicos de interrupcao e de abandono precoce dos estudantes (repetencia, baixo desenvolvimento cognitivo, disfuncao nos processos de relacionamento comunicativo entre professores e alunos, auto-avaliacao e baixa autocritica, atraso das praticas de orientacao e do desenvolvimento da carreira), destacam-se alguns elementos processuais que fogem dos instrumentos investigativos da pesquisa estatistica, como o empobrecimento dos conteudos e das trocas na rede social dos individuos. Demonstra-se que tanto a forma como os conteudos da rede sociais sao particularmente influenciaveis pela mobilidade geografica residencial do grupo familiar e das experiencias ocasionais de desvio social, da familiaridade do abandono no ciclo de vida das geracoes.
Referência(s)