
Ensinando e aprendendo com portadores de Esclerose Múltipla: relato de experiência
2007; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 60; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0034-71672007000400020
ISSN1984-0446
AutoresLúcia Helena Rios Barbosa de Almeida, Fabrícia Abrantes Figueiredo da Rocha, Francisca Caroline Lopes do Nascimento, Lidiane Maria Campelo,
Tópico(s)T-cell and Retrovirus Studies
ResumoRelatode experiência realizado para descrever a vivência de um grupo de estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, diante da realidade do ser portador de Esclerose Múltipla. A experiência evidencia a necessidade de uma equipe integrada para obter conhecimentos fundamentais e oferecer uma assistência holística ao portador. Enfatiza-se o impacto das ações desenvolvidas pelos estudantes, na Associação Piauiense de Esclerose Múltipla, possibilitando-os a conviver melhor com as dificuldades advindas com a doença. Além disso, a comunidade em geral é favorecida através dos conhecimentos repassados mediante atividades desenvolvidas pelo grupo. Concluímos que um conhecimento mais amplo acerca de uma patologia ainda tão cheia de mistérios só é possível quando se alia teoria à realidade do paciente.
Referência(s)