
O EFEITO SMART MONEY NO SEGMENTO DE FUNDOS MULTIMERCADOS
2012; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2238-5320
AutoresSâmia Carneiro Fonseca, Rodrigo Fernandes Malaquias,
Tópico(s)Microfinance and Financial Inclusion
ResumoEsta pesquisa buscou investigar a ocorrencia do efeito Smart Money no segmento brasileiro de fundos multimercados, o que foi operacionalizado por meio da comparacao entre a rentabilidade media dos fundos e sua captacao liquida. Para tanto, foi realizada uma analise descritiva com abordagem quantitativa, utilizando como metodo estatistico o teste t de Student, com base em uma amostra de 20 fundos multimercados, no periodo de maio de 2009 a julho de 2011. Os resultados obtidos evidenciaram a ocorrencia do efeito Smart Money, pois a performance media foi superior nos fundos que apresentaram maior captacao liquida. Pressupos-se, assim, a existencia de habilidade na selecao dos fundos por parte dos investidores, ou seja, em media, eles foram capazes de identificar fundos que tiveram o melhor retorno no periodo seguinte.
Referência(s)