A educação formal enquanto estratégia de luta dos povos caiçaras da Península da Juatinga, Paraty/RJ

2015; Faculdade de Educação; Issue: 51 Linguagem: Português

10.15210/caduc.v0i51.6244

ISSN

2178-079X

Autores

Vanessa Marcondes de Souza, Carlos Frederico Bernardo Loureiro,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Os caiçaras da Península da Juatinga enfrentam conflitos socioambientais decorrentes dos diferentes modos de uso e apropriação do território. Diante do modelo de desenvolvimento estabelecido em Paraty, a educação escolar se tornou necessária como condição objetiva de existência desses povos. Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre a luta pelo território tradicional e o acesso à educação formal. A partir de pesquisa exploratória, realizada por meio de observação e participação em atividades relacionadas aos conflitos territoriais e às questões educacionais, tem-se como resultado preliminar que a luta pela educação desses povos, como parte constitutiva de suas lutas pelo direito de reproduzirem seus modos de vida, está inserida no contexto de resistência e enfrentamento à dominação social e à injustiça ambiental.

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