Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ensino de Gramática: Uma Abordagem Gerativa

2013; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5102/univhum.v9i1.2080

ISSN

2175-7488

Autores

Junia Lorenna Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho visa estabelecer uma aproximação entre pressupostos oriundos da Teoria Gerativa, de Noam Chomsky (1957), e conceitos a ela correlatos, e o ensino de língua portuguesa. Em outras palavras, a presente pesquisa pretende estabelecer correlações entre pressupostos da teoria, tais como Aquisição de Linguagem, Gramática Universal (GU), Input, Argumento da Pobreza de Estímulo, Período Crítico e questões relacionadas ao ensino, e pesquisar como tais pressupostos podem vir a acrescentar possíveis soluções para os problemas e questões enfrentadas por professores com relação ao ensino de língua materna, além de propor reflexões sobre os métodos de ensino.

Referência(s)
Altmetric
PlumX