
Estratégias de internacionalização dos espumentes: um estudo de cinco vinícolas do Rio Grande do Sul
2008; UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português
10.54399/rbgdr.v4i4.170
ISSN1809-239X
AutoresThaisy Sluszz, Ana Cláudia Machado Padilha,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoA vitivinicultura gaucha vem passando por transformacoes com a concorrencia de produtos importados no mercado nacional. Com isso, a dinâmica de conquista de novos mercados esta em constante adaptacao. Assim, esse trabalho objetivou verificar as estrategias direcionadas a internacionalizacao de espumantes produzidos nas Vinicolas: Miolo, Cooperativa Vinicola Aurora, Casa Valduga, Vinhos Salton e Vinicola Peterlongo, da Serra Gaucha, com a finalidade de ampliar a competitividade desse setor. O estudo e exploratorio-descritivo, tendo como base pesquisas bibliograficas e entrevistas a expertos do setor. Os principais resultados indicaram que as cinco empresas estudadas se mantem representativas em âmbito mundial e, domesticamente, foi possivel perceber que os elementos relacionados a gestao, relacoes de mercado, ambiente externo e governamental sao os principais entraves a competitividade dessas vinicolas. Assim, acoes voltadas para a superacao desses entraves deverao repercutir favoravelmente em toda a cadeia produtiva e ampliar a competitividade internacional da vitivinicultura brasileira.
Referência(s)