
Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão
2010; Fundação Carlos Chagas; Volume: 40; Issue: 139 Linguagem: Português
10.1590/s0100-15742010000100008
ISSN1980-5314
AutoresCláudia Alquati Bisol, Carla Beatris Valentini, Janaína Lazzarotto Simioni, Jaqueline Zanchin, Robert Dinham,
Tópico(s)Language, Discourse, Communication Strategies
ResumoO objetivo deste estudo é compreender a vivência universitária de estudantes surdos que frequentaram escolas bilíngues e se identificam com a cultura surda. O ponto de partida foi uma pesquisa de campo com cinco jovens - três moças e dois rapazes, com idades entre 21 e 27 anos - matriculados em cursos de graduação por no mínimo três semestres. O trabalho consistiu em entrevistas individuais semiestruturadas, aplicadas por uma bolsista surda e gravadas em vídeo e, depois, traduzidas para a língua portuguesa e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados descrevem o desafio da adaptação dos sujeitos surdos a um universo majoritariamente ouvinte, as dificuldades de transitar entre a língua de sinais e a língua portuguesa, a necessidade de manter referenciais identitários valorizados aos olhos dos ouvintes, além da importância de reorganizar as estratégias de ensino e de avaliar a participação do intérprete de língua de sinais.
Referência(s)