Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança

2014; Universidade de São Paulo, Museu Paulista; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/0101-4714v22n1a05

ISSN

1982-0267

Autores

Ana María Mauad,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

O artigo analisa a produção fotográfica de Genevieve Naylor, fotógrafa contratada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para produzir a imagem do Brasil como um bom vizinho, durante a Segunda Guerra Mundial. Na abordagem busca-se traçar paralelos entre a presença cultural da população negra nos Estados Unidos e no Brasil, por meio da análise do conteúdo e da expressão das imagens fotográficas produzidas por Naylor no Rio de Janeiro; dos contatos que ela estabeleceu com a intelectualidade brasileira e, finalmente, das letras de duas musicas cantadas por Carmen Miranda, um dos ícones da cultura popular de massa que configurava no Brasil dos anos 1940, a relação entre o nacional e o popular.

Referência(s)