
A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde
2007; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0104-12902007000100006
ISSN1984-0470
AutoresCandice Boppré Besen, Mônica de Souza Netto, Marco Aurélio Da Ros, Fernanda Werner da Silva, Cleci Grandi da Silva, Moacir Francisco Pires,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoEste estudo investigou se a proposta da Estratégia Saúde da Família (ESF) é objeto de discussão com a população na prática educativa dos profissionais nela inseridos e a compreensão sobre Educação em Saúde que eles possuem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas. Na análise de conteúdo, identificaram-se as categorias: Educação em Saúde; A Universidade não ensina e A ESF como objeto de educação em Saúde. Os resultados mostraram que a ESF não é objeto de educação; alguns profissionais desconhecem seus fundamentos e a maioria deles tem práticas educativas verticais e patologizantes, distanciando-se da proposta de Promoção da Saúde da ESF. Reflete-se acerca das concepções de Educação em Saúde que permeiam os discursos dos profissionais, assim como sobre sua participação na capacitação comunitária para a construção da autonomia, cidadania e controle sobre os determinantes de saúde na perspectiva da Promoção da Saúde. Aponta-se para a importância da Educação Permanente e a reestruturação da graduação, de modo a aproximar as práxis da Educação em Saúde com a realidade social.
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