
A representação social do preconceito racial para professores negros da UFMG
2013; Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18676/cadernoscenpec.v3i1.211
ISSN2237-9983
AutoresBeatriz Lopes Falcão, Andrea Cristina Cirino,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
Resumo<p>O presente artigo se propôs a analisar o sentido do preconceito racial para docentes negros da Universidade Federal de Minas Gerais e os conteúdos de representação social em que se apoiavam as práticas com esse cunho. Para tal, utilizou-se como material de investigação 16 entrevistas publicadas por Praxedes et al. (2009) no livro <em>Memórias e percursos de professores negros e negras na UFMG</em>. Considerando as atuais normas sociais contra esse preconceito, identificou-se ainda sua presença, tanto de forma explícita como velada, no cotidiano desses professores. Constatou-se que embora os docentes gozassem de <em>status </em>socioeconômico e educacional, isso não foi suficiente para isentá-los do confronto com essa prática. Concluiu-se que a ilegalidade do preconceito racial não extinguiu os seus conteúdos representacionais, que ainda se mantêm conservados e circulantes na sociedade brasileira.</p>
Referência(s)