Artigo Revisado por pares

A educação física cultural na escola: tematizando os diferentes discursos do Muay Thai

2014; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Espanhol

10.34019/1984-5499.2014.v16.18916

ISSN

1984-5499

Autores

Nyna Taylor Gomes Escudero, Jorge Luiz de Oliveira Júnior,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido nas aulas de Educacao Fisica de uma escola municipal de ensino fundamental de Sao Paulo e fundamentou-se nos pressupostos do curriculo cultural do componente. A escolha pela pratica corporal Muay Thai considerou os seguintes aspectos: a possibilidade de dialogo com o Projeto Politico Pedagogico da escola; o ineditismo do tema para essa turma e a identificacao de alguns alunos como praticantes dessa modalidade. Diversas situacoes didaticas foram propostas aos alunos (vivencias, leitura de textos, assistencia a videos e discussoes coletivas), a fim de ampliar e aprofundar os conhecimentos relativos ao Muay Thai. Ao final, foi possivel perceber a apropriacao dos alunos acerca dos gestos e artefatos dessa luta, a compreensao dos diferentes discursos que o produzem e sua ocorrencia na regiao de Sao Miguel Paulista. This work was made based on the Physical Education classes in a public school of the City of Sao Paulo and it was also based on the cultural curriculum of the subject. Muay Thai was chosen because of the following reasons: the possibility of a dialogue with the Political Pedagogical Project; the originality of this theme for the class and the identification of some students as people who practice the modality. Many situations were proposed to the students (to practice the sport, toread texts about it, to watch videos and to make discussions about the theme), in order to enhance and deepen their knowledge about Muay Thai. At the end, it was possible to notice that the students were able to assimilate the gests and artifacts used on this sport, to comprehend the different speeches that are responsible for it and its occurency in the area of Sao Miguel Paulista. Este trabajo fue desarrollado en las clases de Educacion Fisica de una escuela primaria municipal en Sao Paulo y se basa en los supuestos del componente cultural del programa. La eleccion de la practica corporal Muay Thai considerado: la posibilidad de dialogo con lo Proyecto Politico Pedagogico de la escuela, la novedad del tema para esta clase y la identificacion de algunos estudiantes como practicantes de esta modalidad. Varias situaciones se propusieron (experiencias, lectura de textos, videos y discusiones de grupo) con el fin de ampliar y profundizar el conocimiento acerca de Muay Thai. Al final vimos a los estudiantes acerca de la apropiacion de los gestos y los artefactos, la comprension de los diferentes discursos que producen y su ocurrencia en el Sao Miguel Paulista.

Referência(s)