
A TV digital interativa terrestre e o público brasileiro: reflexões pela manutenção de uma relação de afeto
2012; Intercom; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1809-58442012000200021
ISSN1980-3508
Autores Tópico(s)Media and Digital Communication
ResumoAo mesmo tempo em que os recursos de interatividade da TV digital terrestre do Brasil podem promover inclusão digital, eles também tendem a provocar variações na experiência de assistir televisão. Considerando a hipótese que o afeto desenvolvido pelo público em relação à TV pode ser justificado pelo caráter oral do brasileiro, e a partir do fato que a realização de interações mais sofisticadas requer algum letramento por alfabetização, o artigo apresenta (i) reflexões relacionadas ao risco de afastamento de parcela significativa do público brasileiro de televisão (que possui limitações de alfabetização) com a chegada da interatividade e (ii) uma sugestão inicial de abordagem que pode aproximar esse público potencialmente excluído pela necessidade de alfabetização dos recursos de interatividade da nova TV. O artigo aborda conceitualmente - por meio da noção chave de cultura - o potencial estranhamento do público com a interatividade, culminando com a apresentação que é possível utilizar recursos da própria televisão interativa para proporcionar um nível de letramento por alfabetização suficiente para realizar interações sofisticadas na TV interativa brasileira, via abordagem performancial.
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