Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A TV digital interativa terrestre e o público brasileiro: reflexões pela manutenção de uma relação de afeto

2012; Intercom; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1809-58442012000200021

ISSN

1980-3508

Autores

Carlos Eduardo Marquioni,

Tópico(s)

Media and Digital Communication

Resumo

Ao mesmo tempo em que os recursos de interatividade da TV digital terrestre do Brasil podem promover inclusão digital, eles também tendem a provocar variações na experiência de assistir televisão. Considerando a hipótese que o afeto desenvolvido pelo público em relação à TV pode ser justificado pelo caráter oral do brasileiro, e a partir do fato que a realização de interações mais sofisticadas requer algum letramento por alfabetização, o artigo apresenta (i) reflexões relacionadas ao risco de afastamento de parcela significativa do público brasileiro de televisão (que possui limitações de alfabetização) com a chegada da interatividade e (ii) uma sugestão inicial de abordagem que pode aproximar esse público potencialmente excluído pela necessidade de alfabetização dos recursos de interatividade da nova TV. O artigo aborda conceitualmente - por meio da noção chave de cultura - o potencial estranhamento do público com a interatividade, culminando com a apresentação que é possível utilizar recursos da própria televisão interativa para proporcionar um nível de letramento por alfabetização suficiente para realizar interações sofisticadas na TV interativa brasileira, via abordagem performancial.

Referência(s)