Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A educação popular e a (re)construção do público: há fogo sob as brasas?

2006; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 11; Issue: 32 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782006000200006

ISSN

1809-449X

Autores

Danilo R. Streck,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

O artigo busca situar a educação popular no contexto da reconstrução da esfera pública na América Latina. A partir da volta às suas origens para identificar o lugar social e os espaços pedagógicos nos quais a educação popular se originou, argumenta que um traço distintivo dela é a própria busca, no mesmo sentido em que a identidade latino-americana se constitui como esse lugar de possibilidades. Analisa a seguir algumas estratégias pedagógicas clandestinas, assim entendidas por se caracterizarem como ausência ou ocultamento, respectivamente: pedagogia da sobrevivência, da resistência e da relação. No final, retorna à imagem do labirinto para definir as perplexidades - históricas e atuais - da educação popular.

Referência(s)