Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Carne para alimento de rádios e discos o conceito de música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade

2013; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros; Issue: 57 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-901x.v0i57p139-160

ISSN

2316-901X

Autores

Juliana González,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Este artigo revisa o uso da expressão música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade (1893-1945). Tudo parece indicar que o escritor modernista a utilizou, inicialmente, para descrever um tipo de repertório intermediário entre a música folclórica e a música erudita. Mais tarde, na medida em que a música popular urbana se consolidou, Mário de Andrade empregou “música popularesca” para denominar essa nova música, que era semelhante — mas não igual — à música folclórica. Esta expressão não possuía o caráter depreciativo do termo “submúsica”, usado pelo escritor para qualificar obras “de aplauso fácil”. A leitura apresentada difere da maneira como tradicionalmente a historiografia musical tem compreendido a expressão música popularesca e, por tanto, convida a se repensar parte da obra musicológica do escritor.

Referência(s)