
Fidedignidade e validade de construto do Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey em idosos brasileiros
2012; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0101-60832012000100004
ISSN1806-938X
AutoresJonas Jardim de Paula, Larissa Pacheco Cunha Melo, Rodrigo Nicolato, Edgar Nunes de Moraes, Maria Aparecida Camargos Bicalho, Amer Cavalheiro Hamdan, Leandro Fernandes Malloy‐Diniz,
Tópico(s)Neurobiology of Language and Bilingualism
ResumoCONTEXTO: O Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT) é amplamente utilizado para a avaliação da memória episódica. Suas propriedades psicométricas, porém, não foram bem analisadas no Brasil. OBJETIVOS: Buscar evidências de fidedignidade e validade de construto do RAVLT e analisar a influência de idade, gênero, escolaridade e sintomas depressivos no desempenho. MÉTODOS: Cento e vinte e seis idosos saudáveis realizaram o RAVLT, o Miniexame do Estado Mental (MEEM), o Desenho do Relógio (DR) e a Escala de Depressão Geriátrica. A fidedignidade foi avaliada pela análise de consistência interna e a validade de construto, pela estrutura fatorial e correlações com o MEEM e o DR. A influência da idade, escolaridade e sintomas depressivos foi estimada mediante regressão linear, enquanto diferenças de gênero foram avaliadas comparando o desempenho de homens e mulheres. RESULTADOS: O teste apresenta alta consistência interna e estrutura bifatorial relacionada aos processos de armazenamento e evocação da memória episódica. O teste mostrou, em geral, correlações fracas com o MEEM e o DR. Apenas a idade e o gênero influenciaram o desempenho na tarefa. CONCLUSÃO: Nossos resultados indicam que a versão do RAVLT analisada apresenta bons indícios de fidedignidade e validade de construto, atestando sua aplicabilidade em contextos clínicos e de pesquisa para a população estudada.
Referência(s)