Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação de desempenho docente no Brasil: desvelando concepções e tendências

2013; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 19; Issue: 38 Linguagem: Português

10.26512/lc.v19i38.4079

ISSN

1981-0431

Autores

Danielle Xábregas Pamplona Nogueira, Girlene Ribeiro de Jesus, Shirleide Pereira da Silva Cruz,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este trabalho tem como objetivo evidenciar as principais concepções e tendências dos sistemas de avaliação de desempenho docente nas redes estaduais de educação básica no Brasil. A discussão do tema tratou da relação entre avaliação, responsabilização e desenvolvimento profissional, bem como das concepções que orientam os processos avaliativos de desempenho docente. As análises do levantamento realizado a partir das informações disponíveis nos sítios das 27 Secretarias Estaduais de Educação revelaram que, nos estados brasileiros, a tendência predominante nas políticas de avaliação docente se dá na perspectiva da responsabilização, na maioria das vezes se utilizando dos resultados de avaliações do desempenho de alunos, que se distanciam dos pressupostos que orientam o processo de desenvolvimento profissional docente.

Referência(s)