Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Competência social, inclusão escolar e autismo: um estudo de caso comparativo

2012; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-37722012000300007

ISSN

1806-9770

Autores

Síglia Pimentel Höher Camargo, Cleonice Alves Bosa,

Tópico(s)

Behavioral and Psychological Studies

Resumo

A presente pesquisa analisou o perfil de competência social (CS) de uma criança pré-escolar com autismo, na escola comum comparado a uma criança com desenvolvimento típico e investigou a influência do ambiente escolar (sala de aula ou pátio) no perfil de CS de ambas. As interações sociais com seus pares foram filmadas, na escola, e a codificação dos vídeos foi realizada por um avaliador independente. Utilizou-se como instrumento a versão adaptada da Escala Q-sort de CS. Os resultados demonstraram que enquanto o perfil de competência social da criança com desenvolvimento típico pouco variou entre os contextos, a criança com autismo demonstrou maior frequência de comportamentos de cooperação e asserção social e menor frequência de agressão e desorganização do self, no pátio.

Referência(s)