Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Uma análise do novo movimento social afro em Ilhéus (BA) no contexto das “indústrias criativas” como modelo de desenvolvimento turístico local

2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1677-6976

Autores

Sandro Campos Neves, Sócrates Jacobo Moquete Guzmán,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Este trabalho estuda o caso relacionado A aA§A£o do movimento afro-cultural de IlhA©us e sua relaA§A£o com o modelo de indAostrias criativas proposto pelo Estado e com as novas ONGs na construA§A£o de um modelo de desenvolvimento turA­stico local para a Bahia, e IlhA©us em especA­i¬co. A indAostria criativa refere-se a um modelo de desenvolvimento local surgido em Londres, consistente em atividades que produzem e comercializam discursos, sons, imagens, artes e qualquer outra capacidade ou hAibito adquirido pelo homem na sua condiA§A£o de membro da sociedade. Discutimos aqui vAirios problemas que se originam na anAilise da simples transposiA§A£o desse modelo para uma realidade local caracterizada por imensas desigualdades sA³cio-econA´micas. AtravA©s de um trabalho de campo de carAiter qualitativo realizado entre grupos afro do municA­pio de IlhA©us se busca analisar as mudanA§as no papel a desempenhar pelo movimento social negro em sua relaA§A£o com as ONGs e com a realidade neoliberal, situaA§A£o que parece restringir as propostas de mudanA§a polA­tica e social defendidas em sua origem por esses novos movimentos sociais. Palavras-chave: Movimento Afro-Cultural; IndAostrias Criativas; Desenvolvimento TurA­stico Local; Novos Movimentos Sociais; Abstract: This work studies the case related to the action of the afro-cultural movement of IlhA©us and its relation with creative industries model proposed by the State and new NGOs in the construction of a model of local tourist development for Bahia, and the city of IlhA©us specii¬cally. The creative industry mentions a model to it of first developed local development in London, and consists in activities that produce and commercialize speeches, sounds, images, arts and any another capacity or habit acquired for the man in its condition of member of the society. This paper discuss some problems that originate in the analysis of the simple transposition of this model for a local reality characterized by immense partner-economic inequalities. In addition, we analyze the changes in the black social movement role and its relation with the NGOs and the neoliberal reality, situation that seems to restrict the proposals to defended social politics change and in its origins, these new social movements. Key-words: Afro-Cultural Movement; Creative Industries; Local Touristic Development; New Social Movements;

Referência(s)