
Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões
2014; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572014000100011
ISSN2175-3539
AutoresAna Cristina Garcia Dias, Naiana Dapieve Patias, Josiane Lieberknecht Wathier Abaid,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoA Psicologia Escolar, área tradicional da profissão de psicólogo no Brasil, sofre diversas críticas referentes ao modo como são conduzidas determinadas práticas em seu contexto, por isso necessita ser constantemente repensada e discutida. O presente artigo propõe uma reflexão sobre a Psicologia Escolar e sua(s) possibilidades de atuação. Inicialmente realiza-se uma contextualização histórica sobre a Psicologia Escolar, com a observação de que esse é um campo ainda em construção no Brasil. Em um segundo momento, busca-se elucidar alguns aspectos que hoje tornam a Psicologia Escolar uma área específica e de grande importância na atuação do psicólogo. Por fim, discute-se a necessidade tanto de o psicólogo atuar com os diferentes atores presentes no contexto educacional quanto de trabalhar de forma interdisciplinar na escola e em qualquer outro ambiente no qual sejam desenvolvidos processos de ensino-aprendizagem.
Referência(s)