Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões

2014; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572014000100011

ISSN

2175-3539

Autores

Ana Cristina Garcia Dias, Naiana Dapieve Patias, Josiane Lieberknecht Wathier Abaid,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

A Psicologia Escolar, área tradicional da profissão de psicólogo no Brasil, sofre diversas críticas referentes ao modo como são conduzidas determinadas práticas em seu contexto, por isso necessita ser constantemente repensada e discutida. O presente artigo propõe uma reflexão sobre a Psicologia Escolar e sua(s) possibilidades de atuação. Inicialmente realiza-se uma contextualização histórica sobre a Psicologia Escolar, com a observação de que esse é um campo ainda em construção no Brasil. Em um segundo momento, busca-se elucidar alguns aspectos que hoje tornam a Psicologia Escolar uma área específica e de grande importância na atuação do psicólogo. Por fim, discute-se a necessidade tanto de o psicólogo atuar com os diferentes atores presentes no contexto educacional quanto de trabalhar de forma interdisciplinar na escola e em qualquer outro ambiente no qual sejam desenvolvidos processos de ensino-aprendizagem.

Referência(s)