A EXPERIMENTOTECA VAI À ESCOLA: ENSINANDO OSCILAÇÕES E ONDAS ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS
2014; Linguagem: Português
10.5151/phypro-sefiscac-007
ISSN2358-2359
AutoresWagner Muniz SILVA, Jean Duarte e SILVA, Letícia Francisca ALMEIDA, Marcioníleo Teles de Oliveira SILVA, Ana Rita Pereira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste trabalho apresenta resultados de um projeto de extensão realizado no Colégio Estadual Abrahão André, onde se utilizou a experimentação como estratégia de ensino, combinada com as aulas tradicionais, para apresentar e discutir com os alunos os conceitos e teorias dos fenômenos físicos. As atividades foram realizadas por licenciandos em Física da UFG em duas turmas de segunda série do Ensino Médio que cursavam a disciplina “Tópicos de Física”, o que pos-sibilitava o desenvolvimento de projetos sem interferir nos conteúdos regulares, sob a supervisão da professora da es-cola e dos coordenadores do projeto na UFG. Foram apresentadas aulas interativas, com atividades teóricas e experi-mentais, para discutir com os estudantes os conceitos de oscilações e ondas, sempre considerando as concepções es-pontâneas dos alunos e enfatizando a relação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Por meio de obser-vações, discussões em sala e aplicação de questionários, analisou-se como os estudantes constroem e desenvolvem o conhecimento e como as atividades experimentais contribuem para o aprendizado dos estudantes, fazendo com que os mesmos obtenham uma visão mais clara da Física e consigam associa-la ao seu cotidiano.
Referência(s)